Judooton

PARA LER E PENSAR


 Conta-se que havia um jovem guerreiro que, por jogar diariamente com a vida e a morte devido á sua profissão, começou a se questionar sobre o problema do além. Desejava  saber o que era o céu e o inferno. Quando seu coração já não podia mais suportar esse mistério, dirigiu-se a uma montanha em busca de um sacerdote ancião que o iluminasse com seus ensinamentos. Ao encontrá-lo, saudou-o reverentemente e lhe disse:
- Oh! Venerável senhor, desejaria que me instruísse sobre o que é o céu e o inferno.
_Esta pergunta é mais própria de um camponês do que de um guerreiro como tu.
_Respondeu o mestre -A menos que sejas  um camponês disfarçado.
_O que dizes? -replicou o jovem samurai.
_Digo que nem pareces um guerreiro, não somente por infantil pergunta, senão também pelas roupas que trazes. A esta altura o acidental discípulo já se mostrava vermelho de raiva em vista de semelhantes insultos, mas o sacerdote continuou.
_Tua falta de controle confirma minha suposição. Já não suportando mais, o samurai então desnudou sua espada e sua ira. Nesse momento, com um gesto enérgico o monge lhe disse:
_ Observa, observa: isto é o inferno. Sentindo-se como que atravessado por uma flecha de vergonha, o jovem abaixou a cabeça, guardou cerimonialmente a espada e falou:
_Perdão, senhor, agora compreendo teu ensinamento. ---Ao que o mestre:
_Isto é o céu. "A honra é o domínio e a fortaleza internos”, dizia Mêncio. "E ainda que me desnudes e me insultes, que importa? Não poderias manchar minha alma com teu ultraje".(texto, revista, planeta nº131-A)

Untitled Document