Judooton

CURIOSIDADES

Curiosidades sobre a kodokan

1º Dojo da kodokan

No templo Eisho-ji da seita Budista Jodo em 1882.

Os primeiros alunos

                       

                        Foto Tsunegiro Tomita,                     Yamashita                         Sakugiro Yokoyama


Tsunejiro Tomita em junho de 1882, Shiro Saigo, Nakajima, Yokoyama, Yamashita, Nagaoka, Higushi, Arima, Matsuoka, Amanokai.

                                                                       

                                                                               Shiro Saigo

Os Primeiros  faixas pretas (sho-dan)


Tsunejiro Tomita, foto acima e Shiro Saigo em 1883.
Shiro Saigo, mais conhecido por Sugata Sanshiro, nasceu em 4 de fevereiro de 1866 e morreu em 23 de novembro de 1922  em AIZU sua cidade natal. Em 1871, aconteceu a Revolução Meiji que dissolveu os clãs, e os valorosos samurais do clã Aizu foram dispensados, bem como o Aiki jiu-jitsu. A sobrevivência da arte oshikiushi ficou atribuída a Saigo tanomo Chikamasa (1829-1905). Membro do clã decaído e também um padre Xintoísta. Em 1875, ele conhece Shida Shiro, com 9 anos de idade e depositou nele todas suas esperanças de ter o sucessor na arte. Em 1881, Shida iniciou  os estudos a quem seriam transferidos os segredos da arte ten-jin-shinyo ryu. Sendo inclusive examinado por Jigoro Kano, que o nomeou seu assistente mais tarde na kodokan. Shida casa-se com a filha de Saigo e adota o nome Shiro Saigo. Técnica preferida” Yama Arashi.”

A PRIMEIRA MULHER  FAIXA PRETA (SHO-DAN )


OZAKI  em  1933

 

A PRIMEIRA MULHER FAIXA VERMELHA (9º DAN)

                                                         

 

Keiko Fukuda

Nascida em 12 abril de 1913 é a mais alta graduação feminino de artes marciais da história, mantendo a posição de nono dan da Kodokan, e é o último aluno vivo que tivera aulas com o mestre Jigoro Kano, fundador do judô. Ela é uma pioneira do judô feminino, sendo a primeira mulher promovida a 6º dan (1972) e, posteriormente, nono dan (2006), pelo Kodokan. Após completar sua educação formal no Japão, Fukuda foi para os Estados Unidos para ensinar judô nos anos 1950 e 1960, e acabou ficando por la. Quando seu pai morreu, ela era muito jovem. Apesar de sua educação convencional, Fukuda sentiu atração pelo judô com as memórias de seu avô, e um dia foi com a mãe para assistir a uma sessão de treinamento de judô. Alguns meses depois, ela decidiu começar a treinar por conta própria. Seu avô, Hachinosuke Fukuda, tinha sido um samurai e mestre de Tenjin-ryu Jujutsu Shinyo, e o primeiro dos mestres de Jigoro Kano. Fukuda começou a treinar judô em 1935, Fukuda também aprendeu com Kyuzo Mifune. Fukuda começou a dar aulas de judô. em 1937. Formou-se em literatura japonesa na Universidade Showa. Em 1953, foi promovido ao posto de quinto dan de judô, e viajou para os Estados Unidos a convite de um clube de judô.

 

1º -10º dan (ju-dan)

Yoshiaki Yamashita  em 1935 (pós morte) No certificado esta a data de dois dias antes de sua morte.

 

1º-10º dan em vida

Hajime Isogai  em 1937.

 

10º dan mais novo

Shuichi Nagaoka aos 61 anos em 1937.

 

10º dan por mais tempo

Kiuzo Mifuni por  19 anos e 7 meses.

 

JUDOGUI

No inicio se praticava com kimono tradicional, que era muito frágil. Apartir de 1907, Jigoro Kano cria o judogui que foi aperfeiçoado até os nossos dias. As calças eram mais curtas e para as mulheres tinham elástico (tipo bombacha)


A Kodokan cria o departamento feminino em 1923.



                                                                  OUTRAS CURIOSIDADES

1ª Federação no Brasil 

Federação Paulista de judô, Fundada em 17 de abril de 1958, Sendo seu 1º presidente o DR Lúcio Moreira Franco.

A Federação Mineira de Judô foi fundada em 10 de junho de 1961.
 


1º Campeonato brasileiro

Foi realizado no Rio de Janeiro, em 1954. Com a participação de São Paulo, Rio de  Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. (Realizado pela Federação Brasileira de Pugilismo).

 

1º Campeão Brasileiro, o Paulista Massayoshi Kawakami

A Confederação Brasileira de Judô só foi criada em  18 de Março de 1969, Seu 1º Presidente foi o Professor Augusto de Oliveira Cordeiro, que também foi Presidente da União Pan Americana de Judô.

 

Federação Japonesa foi fundada em 1948

A primeira competição internacional foi disputada em 1926, entre a escola japonesa Budokai e uma equipe da Alemanha.

 

A Federação Internacional de Judô (FIJ)

                                                                 

                                                                              Risei Kano

Foi criada em 1951, sendo seu 1ºPresidente, o filho do fundador do judô, Sr RISEI  KANO, que tomou posse em 1952.

 

1º Campeonato Pan Americano

Foi realizado em 1952 nos U.S.A.

 

1ºCampeonato Pan Americano no Brasil

Foi realizado em 1958. (3ª edição) dividido entre os estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, Também foi o Primeiro Campeonato Internacional no Brasil.

 

1ª Participação Internacional do Brasil

Foi no 2º Campeonato Pan Americano em Cuba. 1956, Conquistando o 2º lugar por equipes  com os seguintes judocas: Sunji Hinata, Augusto Cordeiro, Luiz Alberto Mendonça, Hikari Kurachi e Milton Rossi. (Kurachi fez a ultima luta com o braço quebrado e venceu) e Kawakami que foi Campeão na categoria faixa preta e Campeão absoluto em 1958 e 1959.

 

 Jigoro Kano e o Comitê Olímpico
 

Em 1909, o Japão recebeu um convite do Barão de Coubertin para integrar o Comitê Olímpico Internacional (COI), e Jigoro Kano foi selecionado para representar o país, tornando-se o primeiro membro asiático da organização. Precisando de atletas e de uma estrutura organizada, o Japão criou em 1911 a Associação Atlética Amadora do Japão, e Kano foi nomeado seu presidente. O novo cargo lhe permitiu viajar ao exterior para divulgar o judô e também codificar as regras praticadas pelas diferentes escolas .

 

1ºCampeonato Mundial

Foi realizado em Tokyo em 1956, com a participação de 18 países.

 

1ºCampeão Mundial

S. Natsui-Japão.

 

Maior ganhador de Mundiais

Hyoko Tani (tamura) (Japão) 7 medalhas de ouro.

 

1ºCampeão  Olímpico

Na olimpíada de Tókio em 1964 o judô participa pela 1ª vez como esporte demonstrativo, sendo em 3 categorias de peso, mais a categoria (Absoluto)-livre de peso.

Takeshide Nakatani
-68kg  (Japão)
Isao Okano
-80kg  (Japão)
Isao Inokuma
+80kg  (Japão)
Anton Geesink
Absoluto (Holanda)

 
1ª Medalha Olímpica do Brasil

Chiaki Ishii (Japonês naturalizado) Medalha de bronze (3ºlugar) no meio pesado no dia 1º de Setembro de 1972 em (Munique).


         .
1ª Medalha Olímpica de ouro do Brasil

Aurélio Miguel no meio pesado dia 30 de Setembro de 1988 em (Seul) *Obs.: As  lutas foram vencidas 3 por (Hantei) decisão dos árbitros e 2 por faltas dos adversários (não houve nenhuma pontuação por técnica).

 

1ºCampeonato Mundial no Brasil

Foi realizado no Rio de Janeiro em 1965 (4ºedição)
Sendo um dos campeonatos com maior numero de  público 17 mil assistentes.

 

1ºCampeonato Mundial Júnior no Brasil

Foi realizado no Rio de Janeiro em 1974
-No campeonato mundial de 1956, Yoshimatsu jogou Anton Geesink na semifinal de uchi mata em 45 segundos. http://www.youtube.com/watch?v=8LC5aqbHI38&feature=related

- Geesink (Holanda) aprendeu a lição, e em 1961, (Paris) foi o primeiro ocidental a ganhar o campeonato mundial na categoria absoluto e na olimpíada de 1964 (Tókio). http://www.youtube.com/watch?v=ErBskc8opN0&NR=1

Massahiko Kimura
Foi um dos maiores lutadores de todos os tempos, em 1951 fez a famosa luta contra Hêlio Gracie no Rio de Janeiro, veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=e2EAwLI1qcg

 

--> Lhofei Shiozawa (9ºdan) falecido em 2008, professor em Goiânia, venceu Antônio Nacenta Navarro com uchi-mata em apenas 7 segundos de luta, no mundial de 1961(Paris.(vídeo) http://www.youtube.com/watch?v=4ydsGgPLQQo  - Foi o 1º  judoca Brasileiro a participar de uma olimpíada, e único em (1964) Tókio. Tendo perdido somente para dois Brasileiros em quanto era competidor (Chiaki Ishii) e (Odair Borges) no Brasileiro de 1972, (wazari de o uchi gari)sendo que no dia seguinte venceu Ishii na categoria absoluto.(veja 9ºdan)

--> Akio Kaminaga do Japão, venceu o Filipino Thomas Ong, com 4 segundos de luta na olimpíada de (Tókio) no dia 23 de outubro de 1964. Categoria Absoluta.

-->  Barcelona (1992) foi a 1ª olimpíada com participação do judô feminino.

--> O judoca Chiaki Ishii, bronze na olimpíada Munique-72 e no Mundial de 1971 também na Alemanha, é pai de Tânia Ishii (Barcelona- 92) e de Vânia Ishii (Sydney-2000 e Atenas 2004).

--> Na olimpíada de Munique (1972) após a vitoria facílima do Japonês Takao Kawagushi sobre o Mongol Bakhaavaa Buidaa, em apenas 39 segundos de luta numa técnica de imobilização. O Mongol foi desclassificado da premiação perdendo a medalha de prata no exame antidoping. OBS: o pódio ficou sem o 2º lugar. Dia 3 de Setembro de 1972.

--> O Cubano Hector Rodrigues peso leve foi campeão olímpico em Montreal no dia 26 de julho de 1976 OBS: ele praticava judô há apenas 6 anos

--> O Brasileiro Luís Omura venceu na primeira luta das olimpíadas de Seul (1988) o Polonês Wislaw Blach, campeão mundial, depois perdeu para o Britânico Keprith Brown. OBS: dois dias depois o Britânico foi flagrado no antidoping. O Brasileiro foi prejudicado, pois não tinha como voltar às lutas.


                                               
                     
                                                              PARA LER O QUE É SHIRAN


 Cortesia do professor Francisco Mundo, Árbitro Olímpico "A"


Por motivo da preparação para os jogos desportivos Pan Americanos de Caracas em 1983, em terceira viajem realizada ao Japão pela equipe masculina de judô, aproximadamente entre os meses de maio e junho de 1983, ao termino desta estadia tivemos o prazer de sermos convidados a uma cerimônia de despedida pêlos dirigentes máximos da kodokan, entre os que se encontravam os professores Toshiro Daigo, Abe, Matsumoto, Sato, e mais dois que me escapam a memória. Todos eles ostentavam grau  superiores entre 6º e 8ºdan. A equipe da Venezuela  estavam formados pêlos treinadores: Hajime Kudo,Vigtor Urbina e minha pessoa. Os atletas eram: Luís Sequera, Alexis Álvarez, José Chacoa, José G Hernández, Charles Griffith, entre outros. Ao degustar  os ricos pratos oferecidos começamos a desfrutar de algumas anedotas e historias sobre judô, relatadas pêlos mestres da kodokan que nos acompanhavam, o referido era de um momento tão interessante e ameno que a todos nos mantínhamos absolutamente concentrados. Posteriormente os mestres nos perguntaram sobre o que  queríamos fazer  perguntas, entre as quais, depois de algumas muito interessantes, eu fiz uma que passou a ser o centro do que ali acontecia. O interlocutor era o sensei Abe (8ºdan), que compartilhava uma mesa com todos os Venezuelanos em um inglês fluente, que nos traduzia o atleta José G Hernández. O sensei Hajime Kudo estava em outra mesa conversando com outros diretores da kodokan. A pergunta foi mais ou menos nestes termos: ´´... considerando que o diretor técnico  da federação internacional de judô para esse momento  é o sensei Courtine (8º dan) da França, é autor de textos de judô que referem se a existência de 12 dans como o máximo grau desta disciplina, e que sendo o presidente da federação internacional o sensei Matsumae (do Japão), cuja escola kodokan  fala de 10º dan como máximo?...Qual e a resposta correta e baseia em que? Que grau tinha Jigoro Kano? Esse questionamento deixou desconcertados os mestres Japoneses que não tinham a resposta no momento, e optaram por reunir se em uma mesa aparte para discutir o ponto, decidindo enviar um emissário a kodokan para buscar uma resposta. Durante a espera se serviram ricos pratos, e ao se apresentar, o emissário traz com consigo uma pequena e linda caixinha laqueada de preto e entrega aos mestres de maior graduação, que tiram de seu interior três pergaminhos os quais enceram   a discussão, e que ademais eram escritos pelo próprio punho do Shiran Jigoro Kano. A resposta que logo nos ofereceram foi à seguinte Shiran Jigoro Kano não tinha graduações de dan, porque era ele que os outorgava. Sua hierarquia era "Shiran" que significa "Fundador”, "Criador" pelo que se deduz que o judô existe um único Shiran: Jigoro Kano. O judô Kodokan contempla dez dans porque este foi o ultimo grau outorgado por Jigoro Kano antes de sua desaparição física.  

                                             ( Texto original  em Espanhol no site da federação do Chile).

Untitled Document